Espessura, Tratamento Térmico, Aço ou Geometria de fio?
- Jose Machado
- 8 de mar. de 2019
- 4 min de leitura
Recentemente pesquisamos o que os consumidores de cutelaria acham mais importante em uma faca e resolvemos mostrar o que realmente importa em uma faca de alto desempenho. A seguir iremos explicar cada uma dessas características e ao final definiremos em ordem crescente os aspectos mais importantes em uma lâmina.

Espessura
Uma característica muito valorizada no meio da cutelaria, a espessura é uma característica constantemente citada para classificar facas. Responsável pela regulagem de massa de uma lâmina, a espessura é um dos fatores mais buscados em uma faca para determinar sua resistência e robustez. Uma lâmina de maior espessura teoricamente suporta mais danos no uso e aumenta a confiabilidade no uso. Uma característica de lâminas com espessuras maiores é o efeito momentum , que é a capacidade da lâmina gerar maior potência de golpe devido a sua maior massa. Lâminas consideradas espessas partem em geral de 6mm de espessura, porém dependendo do tipo de função de uma lâmina 3mm pode ser espessa - no caso de facas de cozinha.

Tratamento Térmico
Responsável por conferir dureza e tenacidade ao aço, o tratamento térmico é responsável por dar o toque do desempenho e características de uma determinado aço. Tratamentos térmicos artesanais são bem customizados, onde se busca características especificas de desempenho, enquanto tratamento térmicos industrias são massificados e com características generalistas. Um bom tratamento térmico pode garantir características de alto desempenho em facas, mantendo boa relação de dureza x tenacidade, retenção de fio x facilidade de afiação e demais características desejáveis.
Aço
Principal matéria prima de uma faca, o aço adequado ao tipo de faca/trabalho adequado é essencial ao escolher uma faca. Com características distintas, basicamente os aços podem ser entendidos em 4 classificações: Aços carbono, Aços Inoxidáveis, Aços Tenazes e Aços Duros.
De forma simples, aços carbonos são indicados a facas de combate, táticas ou de trabalho em campo devido a suas características de tenacidade e facil afiação, porém com manutenção maior para evitar a oxidação. Já os aços inoxidáveis tendem a ser aços duros, quebradiços mas de baixa manutenção, indicados para atividades alimentícias, uso em ambientes humidos - como praias ou mergulho, melhor aproveitados em canivetes e lâminas pequenas. A escolha é de um aço é relativa a sua atividade e desempenho que irá exercer.

Geometria de fio
Conhecido como vazado, bizel ou grind, geometria de fio é o desbaste feito na face de uma lâmina. Sem o desbaste uma lâmina é literalmente inútil, logo a geometria de fio se relaciona diretamente a utilidade que se dará a faca. De forma sintética, quanto mais fina é a geometria de fio de uma lâmina, mais cortante ela fica, porém com menos material a lâmina fica obviamente mais frágil. Já o inverso, ou seja, quanto mais grossa é a geometria de fio, mais robusta e menos cortante é uma lâmina. A qualidade se encontra em ponderar esses fatores.

Comments