top of page
Blog: Blog2

Faca Afiada?

  • Foto do escritor: Jose Machado
    Jose Machado
  • 28 de fev. de 2019
  • 4 min de leitura

Uma faca afiada é uma faca útil. Uma faca afiada é uma faca útil e segura, pois ao cortar sem esforço ela controlará melhor a atividade, seja preparando um almoço ou entalhando uma madeira para montar seu acampamento.

Para ter uma faca afiada, antes é preciso entender o que faz uma faca afiada.


Hoje você irá entender como afiar uma faca e antes de tudo, saber definir uma faca afiada. #facaafiada #afiacaodefacas #comoafiarfacas


Entendendo o que é uma faca afiada


Uma faca afiada pode ser mais ou menos afiada.É consenso que uma faca afiada é uma faca que corta bem aquilo que é designada a cortar. Ou seja, uma faca de legumes deve ser capaz de fatiar tomates com facilidade para estar afiada; uma faca de caça deve cortar couro com facilidade; uma faca tática deve cortar tecidos e carne com facilidade. Tudo é relativo ao uso que se destina a lâmina. 

Porém é objetivo que uma faca afiada é uma faca que no mínimo fatie uma folha de sulfite. Abaixo disso a faca tende a estar com afiação ruim. Atente a isso.


E o que é afiação?


Afiação é um conjunto de elementos que definem a capacidade de uma lâmina cortar bem diversos materiais.

O que compõem os elementos que definem uma faca afiada são: Fio primário, Fio Secundário e Angulo de afiação de ambos. 


O fio primário


faca-fio-primario-fio-secundário
fio primário e fio secundário

Conhecido como Vazado ou Grind, é em geral o que define maior ou menor capacidade de corte e resistência de fio. Angulos menores produzem fios mais finos e afiados e angulos maiores produzem fios mais grossos e robustos. Esse elemento é o que define majoritariamente uma boa faca ou uma pessima faca. O fio primário pode ser reto (flat), Concavo (Hollow) ou Convexo (Convex). cada um possui suas particularidades que serão discutidos em outro post.

O fio secundário 


desenho-fio-primário-secundário
Representação do fio primário e secundário

Conhecido como Fio ou Edge, é o elemento responsável pelo corte inicial da faca. É ele que irá "pegar" no objeto a ser cortado e iniciar o corte. Ele que ao ser bem afiado "depila" pelos. Precisa ser retocado para acentuar a capacidade de corte de uma lâmina. 

Vale observar que o fio secundário é totalmente proporcional ao Primário, já que um fio primário mal feito altera totalmente a capacidade de corte do secundário. Ou seja, uma faca de fio primário grosso pode receber qualquer angulo mais agressivo de corte, que não gerará um bom corte, enquanto uma faca de fio primário fino pode receber diversos ângulos em seu fio secundário que sempre cortará bem.


Ângulo de afiação


facas-angulos-de-afiação
Ângulos de afiação e seus usos

Os ângulos de afiação são os ângulos dos quais a faca é desbastada em cada lado. Um angulo de 30º por exemplo se remete a uma faca de trabalhos brutos, com 15º em cada faca do angulo primário que somados forma 30º graus. Ângulos mais baixos como 20º ou até 15º em geral são ângulos para facas de cortes precisos, como facas de cozinha ou de caça. Ao contrário do que se expõem esses ângulos não se referem diretamente ao fio da faca( Fio secundário), mas sim ao vazado (Fio primário) e são feitos na produção da faca, sendo em geral não disponíveis para serem alterados. 

Uma faca tirando pelos é a melhor afiação?



Será a melhor opção?

Em regra, facas de cozinha, de corte de couro, bisturis, têm afiação fina, ou seja, depilam pelos com facilidade.

Facas de campo ou trabalho, como facas de bushcraft, cutelos, facas para cortes de ossos ou mesmo facões e facas para mato em geral não precisam de uma afiação finíssima, e sim de um perfil mais robusto.

Facas táticas podem ser de ambos os jeitos, eu pessoalmente , prefiro um perfil mais fino e afiado.

Uma afiação fina tende a deixar a faca mais fragilizada, o que exige maior manutenção da faca.

Afiações mais grossas precisam de pouca manutenção e são mais robustas. 

Como afiar suas facas


Afiação é um assunto sempre difícil de explicar em palavras e a boa afiação só vem com a prática constante.

As regras e os métodos variam e destoam entre si, porém uma regra é comum em toda afiação: manter o mesmo angulo, reto, plano, bem alinhado, em toda a extensão do fio secundário. Como ou com o que você fará isso não importa, o que importa é manter o mesmo angulo. Em números, é um tanto quanto estranho de se afirmar, 30º, 25º, pois nem sempre é possível se ter um transferidor na hora de afiar (rsrsrsr) mas uma boa regra é apoiar um dedo sobre uma pedra de afiar e apoiar a lateral da faca nele. Agora tendo essa referência é possível desbastar a faca do fio secundário na pedra de afiar, sempre tomando cuidado para manter o mesmo angulo.

É possível encontrar diversos tutoriais em vídeo de como afiar pela internet e AQUI vai um deles, mas lembre-se sempre da regra: o importante é manter o angulo, que só assim a afiação funciona.


Ademais, para ter acesso a facas realmente afiadas, sugiro que visite nossa loja AQUI e escolha uma boa faca para executar suas tarefas de uso. Ou caso precise de afiação profissional, entre em contato conosco através de nosso site www.machadofacas.com.br que afiamos as facas para você! Restou alguma dúvida? Alguma sugestão? Comente aqui embaixo e acompanhe sempre nosso site para mais informações.

 
 
 

Comments


bottom of page