top of page
Blog: Blog2

Porque escolher facas fulltang

  • Foto do escritor: Jose Machado
    Jose Machado
  • 8 de mar. de 2019
  • 6 min de leitura

No mundo da cutelaria e suas atividades adjacentes, sempre há uma pergunta rápida quando se trata de saber da qualidade de uma faca: é fulltang?


faca-fulltang-chinesa
Toda fulltang é boa?

"Se é fulltang é boa!" - Opa pera lá...

Fulltang é um termo muito popular, mas nem sempre exato, que designa uma faca que possui sua empunhadura formada diretamente na placa de aço da faca. Diferente de outras facas que possuem espigas que são inseridas ou atravessam uma empunhadura selada, as fulltang possuem metal aparente nos contornos de sua empunhadura.

Para ser mais claro, considera-se popularmente que uma faca fulltang é aquela que aos contornos da empunhadura são formados pela continuidade da lâmina.

Mas de fato, uma faca full tang é realmente A Faca?

Para definirmos isso, é preciso nos apoiarmos na história e toda experiência que ela evidencia. O primeiro arco produzido data de de quase 100.000 anos atras, e a faca, veio em mesmo período. Por milênios o Homem utilizou facas, lanças, espadas, e todo tipo de artefato bélico cortante sendo composto desde pedras lascadas até sofisticados aços em diversas atividades "brutas" como caça e guerra.


anatomia-de-uma-espada
Vai vendo os termos da anatomia de uma lâmina - Atenção para o Forte e Fraco


Muito se diz em meios de aventureiros diversos, que a faca fulltang é confiável pois "não quebra", que fulltang "aguenta rachar lenha", que fulltang pode ser utilizada sem empunhadura, alavanquear coisas pesadas e topar todo tipo de situações extremas.


faca-quebrada
Ué, mas fulltang não quebra!?

Mas a primeira pergunta que surge é: porque quase a totalidade de grandes facas, espadas, espadins, adagas, floretes, sabres, facas de luta,Baionetas, Bowies, Fighters, Tantos, Kukris e infinitas peças não são "fulltang"? Seriam os homens do passado apaixonados em correr o risco de utilizar ferramentas fracas prestes a quebrarem a qualquer momento?


espada-desmontada
Linda, antiga, hiddentang e mortal.


Alguns anos atrás em uma das releituras de The complete Bladesmith: Forging your way to perfection (HRISOULAS, Jim , 1987) compreendi parte da resposta para o porquê das espadas serem hidddentang. Com profundo conhecimento de técnicas antigas, Hrisoulas explica que o principal vetor de resistência de uma espada é o POMO. Sim, o pomo da espada deve ser em uma medida correta pois ele contra balenceia os impactos que a lâmina da espada recebe e impede que a espada se quebre. E o melhor design para se conduzir um pomo é justamente a estrutura hiddentang, que permite a construção de um conjunto "condutor" da energia que a lâmina sofre. Ou seja, uma espada vibra tanto que a própria vibração pode fazê-la se partir, e o pomo atua como um contra peso. Outros fatores compõem a integridade de uma lâmina. Esses critérios se referem ao Forte e Fraco de uma lâmina, sendo o forte a metade da lâmina da espada (ou faca) entre a guarda e 3/4 da porção de lâmina a frente. Como o próprio nome já diz, uma peça sem falhas no processo de construção não se partirá no forte. Enquanto o fraco é justamente o 1/4 de lâmina que compõe a ponta, sendo a porção suscetível a fratura de qualquer lâmina. Isso quer dizer que, o ponto de quebra de uma lâmina bem feita, seja espada, seja faca, é a a porção final da lâmina que contêm a ponta. Outro fator pertinente considerado para a resistência de uma lâmina, é algo que parece meramente estético, mas não é: o Ricasso. O ricasso é aquela porção de aço não afiado que segue no fio que fica entre a guarda e a lâmina. Ele é um fator de aumento de resistência também.


-Ok, então é para a espada não se partir que se faz um pomo e uma estrutura hiddentang, mas e os facões e machetes!? Porque eles não se partem!?"

Aí entra um segundo fator que talvez somente sentindo na pele é que se possa perceber. Os machetes ou facões como dito no inicio do texto, foram feitos para implementos agricolas. É de se concordar que seria muito mais rapido e fácil construir machetes no lugar de espadas e utiliza-los em batalha, já que são basicamente uma chapa de aço com uma terminação em duas placas para formar uma empunhadura. Machetes não atingem escudos, armaduras, machetes atingem carne, vegetais, madeira. Materiais macios e cortáveis. Já experimentou atingir uma placa de aço com um machete? Pois bem, se já percebeu que toda a vibração que deveria se dissipar, vai para sua MÃO. Uma arma que vibra na mão é uma arma perdida, já que fica impossível mantê-la empunhada.

Uma espada compensa por seu pomo e estrutura hiddentang todo impacto que recebe e dissipa essa energia. Um facão não.


estrutura-espada
Detalhe para o tang "oculto" que termina em um pomo.


Uma lâmina se comporta da seguinte maneira: ela vibra ao atingir alvos. O aço é um material resistente devido a sua capacidade de absorver impactos sem se deformar. Quando uma lâmina atinge um alvo, ela vibra pois absorve impacto. A vibração da lâmina pode arruinar a mais firme das empunhaduras. Da mesma forma que pode se partir.

Um ultimo fator que deve ser mencionado, é que uma faca fulltang (salvo peças em aços inoxidáveis) mantem a estrutura da faca exposta ao clima; chuva, sangue, acidos, ferrugem, etc. Se for pensar a longo prazo, a deterioração do tempo agindo sobre a empunhadura pode arruinar por completo uma linda faca. Uma utilização em caça, com sangue, chuva, torções, expões a todo tipo de ação do tempo deteriora a estrutura da faca.

Uma faca hidden tang pelo contrario, irá preservar a estrutura da faca contra o clima e o tempo; quando desejável é muito simples remover a empunhadura e colocar uma nova e ter a faca por muito mais tempo.


facao-velho
Infiltrações acabam por atingir o interior da empunhadura ao longo do tempo


"-Você falou de tudo, menos o porque ja vi facas quebrarem na junção da espiga!"

De fato, acontece da faca partir na junção da espiga. Design ruim? Jamais. Erro de construção? Possivelmente. Erro no uso? Com certeza.

Há alguns meses vi um famigerado Youtuber filmando-se quebrar sucessivos cabos de machadinha justificando que nenhum tipo de madeira suportava seu uso Intensivo. Quebrando um cabo de madeira após o outro, de madeiras mais macias ao monstruoso Roxinho do Pará, nenhuma madeira era suficiente para seu inovador método de uso. Ate que ele teve a genial ideia de soldar um "cano de ferro" na estrutura da machadinha, e desde então ela ficou INQUEBRÁVEL - e possivelmente INUTILIZÁVEL. Para bom utilizador alguns calos no couro bastam - Ferramenta certa para o trabalho certo. Machadinha é machadinha. Machado é machado. E a história tá aí para ter aprimorado todo tipo de ferramentas para todo tipo de uso, basta escolher de forma sábia.


becker-kabar-bk2-quebrada
Fulltang, agora vai!

-O que isso tem a ver com espiga afinal!?

Muito simples caro leitor, a utilização de qualquer ferramenta exige domínio técnico e refinamento em seu uso. Da mesma forma que é de uma tremenda grosseria cortar mato e lenha com uma espada - Se é que isso é possível, é de tremenda grosseria forçar certas ferramentas em usos inadequados. Como profissional da cutelaria logo compreendi que ferramentas inadequadas resultam em trabalhos mal feitos e danosos. E que usos inadequados resultam em quebra de equipamentos ou pior, acidentes contra o próprio utilizador.

E é com base nisso que afirmo, sem ressalvas, que facas hidden tang se partem por falta de domínio técnico e uso inadequado. São exemplos de mal usos que já vi: alavanqueamento de pedras, rochas e portas (Pé de cabra pra que né!?), arremesso em pedras (!), Batoning alavanqueado  (tecnica ruim + serviço pesado = fail) Faca cravada em nó de madeira (Se empena até serra de marcenaria imagina uma faca) e o pior e mais grosseiro: uso como formão (!!!). Alguns desses casos justifica-se que uma faca fulltang suporta. Só que fica o questionamento: que tipo de propaganda é essa que incentiva o mal uso de uma faca e alimenta o mau gosto de executar atividades abusivas e sem domínio técnico? Que tipo de situação extrema é essa em que você precisa executar tais atividades com total falta de domínio? Objetivando o que?


faca-fraturada
fratura no forte da lâmina

Uma utilização em caça, combate, Cortes de materiais naturais, cortes finos e precisos são as funções que uma boa faca executa. Em termos simples é cortar e perfurar bem. Uma faca que abre mão dessas duas funções em prol de algo mais, torna-se a típica ferramenta pato: voa nada e corre, mas não faz nenhum desses direito. Espessura maior para suportar alavanca resulta em menor capacidade de corte e aumento considerável de peso, ou seja, ferramenta "cega" e cansativa de usar. Ponta arredondada para não quebrar resulta em perfuração quase nula, ou seja, é fácil de escapar na hora de perfurar e se voltar contra o próprio utilizador. É preciso sempre pesar as qualidades e usos de uma faca, sem exageros fantasiosos: se espera abrir o capô de um carro com uma faca ou tombar rochas e derrubar arvores já adianto logo: vai sofrer, vai se arriscar muito e provavelmente irá se machucar, com ou sem fulltang.


-Então afinal porque há tantas facas full tang no mercado?

Uma resposta que contemple de forma respeitosa todo um mercado existente posso afirmar que facas fulltang são economicamente mais viáveis de serem produzidas. Desde o advento do inox e sua caracteristica resistência ao clima, é possível eliminar um dos problemas que se enfrentava no passado. Em facas de menor estatura (até uns 15cm de lâmina), todo o conceito de vibração se torna bem menos perceptível, devido à capacidade de utilização de tais peças. Então facas fulltang não possuem problema nenhum, eu mesmo as utilizo. Porém o que quis salientar é que Fulltang não é o divisor de águas entre o que presta e o que não presta. Antes de escolher uma faca pela sua empunhadura, escolha pela sua lâmina, seu perfil de corte, tipo de aço , tratamento térmico, materiais utilizados. Te garanto que todos esses fatores serão a maior definição de qualidade do que um perfil de cabo.


Visite nossa loja e conheça nossa linha de facas exclusivas

 
 
 

Kommentare


bottom of page